quinta-feira, 27 de maio de 2010

O violino jazzista

O primeiro país em que o jazz fincou suas raízes e depois gerou uma influência significativa foi a França, através da guitarra cigana de Django Reinhardt e o violino de Stephane Grappelli. Grappelli nasceu em Paris no dia 26 de janeiro de 1908 e em 1927 começou a carreira tocando em cabarés e filmes mudos.

Após uma jam session bem sucedida com Django, os dois criaram o quinteto do Hot Club of France que durou de 1934 até 1939. Dessa associação surgiu músicas como "Minor Swing" e "Djangology".

Em 1940, Grappelli começou a sua parceria com o pianista inglês cego, George Shearing, mas também se reunia com Django, esporadicamente até a sua morte em 1953.

Mas a sua carreira na América deslanchou em 1969 no Newport Jazz Festival, numa performance que ia do ragtime ao bluegrass, fazendo de Grappelli uma estrela internacional. Seu estilo doce, bem ritmado, com belas linhas líricas, fez dele um músico popular fora do campo jazzístico.

Além das obras preciosas geradas com Django, Grappelli gravou mais de cem álbuns e entre eles se destacam aqueles realizados com Duke Ellington, Benny Carter, Coleman Hawkins, Earl Hines e Martial Solal. Grappelli morreu em Paris em primeiro de dezembro de 1997.Grappelli morreu em Paris em primeiro de dezembro de 1997.

Sem comentários:

Enviar um comentário